PÓS-Instalação Ubuntu

Atualização (Via Interface Gráfica)

Apesar do Ubuntu ter sido recém lançado é possível que já hajam atualizações no sistema, então, antes de fazer qualquer coisa vamos atualizar o sistema.

Procure no Menu no Ubuntu a aplicação “Atualizador de Programas” ou “Software Updater” se o sistema estiver em inglês ainda.
Procure por "Atualizador de Programas" na Dash

Com este programa você conseguirá atualizar o Ubuntu caso haja alguma atualização, basta aguardar o procura procurar as atualizações e clicar e “instalar”, digite a sua senha de usuário e confirme, agora é só aguardar.

softwarer-updater
Janela Mostra atualizações Disponíveis no Ubuntu

Atualização ( Via Terminal)

Todo o processo acima pode ser feito via linha de comando também é claro, abra o seu terminal e cole os seguintes comandos:

sudo apt-get update 

sudo apt-get upgrade

Agora vamos instalar os Drivers Proprietários (Nvidia, ATI, etc)

Depois da atualização o próximo passo é instalar os drivers proprietários, placas de vídeo da Nvidia e da ATI (AMD) requerem drivers específicos para aumentar o desempenho do computador, por isso este é o segundo passo, depois que você instalá-los o seu PC deverá ficar ainda mais rápido.
Abra o menu do Ubuntu e digite “Drivers”:
 
 
Clique em “Drivers adicionais”, você chegará até a tela abaixo:
Instalação de Drivers Proprietários no Ubuntu
É possível chegar a este mesmo local através da Central de Programas do Ubuntu, clicando no menu Editar e depois em Fontes de Software e clicando na aba Drivers Adicionais.
Nesta janela vão aparecer os drivers proprietários que podem ser instalados no seu Ubuntu, tanto drivers de vídeo quanto de rede, como é o caso da imagem acima, podem ser facilmente instalados selecionando o driver desejado e clicando no botão Aplicar Alterações.
Agora você deve aguardar o download e a instalação do driver, fique tranquilo o Ubuntu fará isso por você e apesar do sistema não requisitar é interessante que depois de ter instalado você reinicie o computador para que o driver funciona corretamente.
Este passo é tão simples que não tem o menor motivo para você usar o terminal.

Ubuntu está em “ingrêis”? Vamos deixá-lo em português!

Se você instalou o Ubuntu sem conexão com a internet é bem provável que o sistema não esteja traduzido para o nosso idioma, então vamos dar um jeito nisso. Existem duas maneiras de fazermos isso:
1 – Abra a Central de Programas e procure pelo pacote: language-pack-gnome-pt e language-pack-pt-base


2 – Abra a aplicação Configurações do Sistema pelo menu do Ubuntu e procure a opção Suporte a Idiomas, clique em Instalar/Remover Idiomas, selecione o português do Brasil e aplique.
Apesar disso o próprio Ubuntu deve lhe avisar que falta baixar alguns pacotes para a tradução do sistema assim que você iniciar, para os que preferem instalar via terminal, basta usar o comando:

sudo apt-get install language-pack-gnome-pt language-pack-pt-base

Rodando todos os tipos de mídia no Ubuntu

Apesar do Ubuntu ser bem completo por conta de algumas convenções legais ele não traz todos os codecs necessários para você ver vídeos no YouTube, ouvir músicas em MP3 ou editar vídeos em alguns formatos, mas é muito simples instalar tudo isso no sistema.
Instalando Codecs Multimídia no Ubuntu
instale o pacote: aptitude install ubuntu-restricted-extras
Este pacote instala a maioria dos codecs indispensáveis para o seu sistema, incluindo o flash para os seus navegadores de internet.
Procure e instale na Central de Programas também o pacote: aptitude install libavcodec-extra
Este pacote lhe trará mais alguns codecs, para instalar o Java você pode usar a versão Open Source instalando também pela Central de Programas o pacote: openjdk-7-jre
 

Caso você tenha o hábito de acessar Internet Bankings pode ser necessário utilizar o Java da Oracle, e este requer um pouco mais de “malemolência” para instalar mas fique tranquilo não é tão complicado, para explicar melhor os detalhes preparamos este artigo:

Você pode fazer tudo isso pelo terminal com os comandos:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java

sudo apt-get update

sudo apt-get install oracle-java8-installer ubuntu-restricted-extras libavcodec-extra

Este passo deve demorar um pouco mas deixará o seu sistema pronto para tudo!

Instalando alguns programas populares

O Ubuntu por si só vem com uma gama de aplicativos muito completa para você utilizar o sistema com tranquilidade mas existem sempre alguns programas que a maioria das pessoas utilizam.
Programas complementares

Skype

Para instalar o Skype você deve baixar o pacote .deb diretamente do site do Skype, ele funciona como um EXE do Windows, depois de baixar basta dar dois cliques e ele se abrirá com a Central de Programas do Ubuntu, clique em instalar, digite a sua senha e aguarde a instalação.
Dica: Baixe o pacote para o Ubuntu 12.04 Multiarch.
 
Se você usa o Ubuntu 64 bits para o ícone do programa aparecer na área de notificação é necessário instalar um pacote a mais, abra a Central de Programas e procure e instale o pacote: sni-qt:i386

Ou use o comando:

sudo apt-get install sni-qt:i386

Google Chrome

Da mesma forma que o Skype você deve baixar o pacote .deb diretamente do Site, mas atenção para a sua arquitetura, 32 ou 64 bits.
Uma vez baixado o deb, dê dois cliques sobre ele, mais uma vez ele se abrirá com a Central de Programas do Ubuntu, clique em instalar, digite a sua senha e aguarde.

Steam

Quem não gosta de um bom joguete não é? O Steam está na Central de Programas do Ubuntu, procure por Steam no campo de busca, clique em Instalar, digite a sua senha e aguarde a instalação.
Alternativamente você pode baixar o .deb diretamente do site do Steam e instalar como você vez com o Skype e o Google Chrome.

Alguns ajustes interessantes para se fazer no sistema

O novo Ubuntu trouxe algumas novas ferramentas para a configuração do sistema, pode ser interessante portanto, ativar e configurar alguns recursos, na área de trabalho dê um clique com o botão direito do mouse e clique em propriedades.
Configurações do Ubuntu
1 – Esta opção faz com que a barra lateral que agrupa os programas oculte-se automaticamente, ativando essa opção outras opções vão aparecer permitindo que você configure o local onde você quer que a barra seja sensível para aparecer e também o tempo que você precisa deixar o mouse na lateral para que ela apareça.
2 – Enable Workspaces ou “Habilitar espaços trabalho” cria um novo ícone na sua barra lateral que permite que você até 4 desktops diferentes para organizar melhor as suas janelas.
3 – Esta opção adiciona um novo ícone à barra lateral que permite mostrar a área de trabalho com apenas um clique.
4 – Está opção tira os menus globais da barra no topo e coloca em cada aplicação, eles aparecem assim que você passa o mouse sobre eles.
Bônus: Na aba Aparência você consegue, além de trocar os wallpapers, modificar o tamanhos dos ícones no lançador.

Privacidade

O Ubuntu traz as SmartScopes por padrão e também por padrão ele indexa os arquivos e programas que você acessou para poder mostrá-los posteriormente como sugestão na tela inicial da Dash, se você não deseja utilizar este recursos você pode desabilitá-los indo até o painel de configurações, clique na engrenagem no canto superior direito da tela e clique em Configurações do Sistema…,vá até a opção, Segurança e Privacidade.
Configurações de Privacidade no Ubuntu
Nesta aplicação existem várias abas a respeito deste assunto, mas está acima é uma das principais, se você quiser desligar a indexação de arquivos, programas e tudo mais apenas desligue no botão ON/OFF, caso queira que apenas algumas das opções sejam indexadas apenas marque as que você quer que o Ubuntu utilize, no botão Limpar dados de uso… você consegue apagar as informações armazenadas até então.
 Nesta aba você pode marcar para aparecer ou não os resultados online nas buscas do Unity, para desabilitar apenas clique no botão ON/OFF presente nesta sessão.

1. Atualize seu sistema. Para isto abra o terminal e rode o comando:

sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

2. Ative “Repositórios Parceiros da Canonical” para ter acesso a alguns programas extras como o Skype. Vá em Configurações do Sistema > Programas e Atualizações > Outros Programas e selecione a opção “Parceiros da Canonical“:

Linux: O que fazer após instalar Ubuntu 16.04 LTS

3. Instale o Skype:

sudo apt-get install skype

4. Instale o Unity Tweak Tool para personalizar seu Ubuntu mudando temas, ícones etc:

sudo apt-get install unity-tweak-tool

Linux: O que fazer após instalar Ubuntu 16.04 LTS

5. Instale e ative o Gufw, que é um firewall fácil de usar e bastante eficiente:

sudo apt-get install gufw

Linux: O que fazer após instalar Ubuntu 16.04 LTS

6. Instale o pacote Ubuntu Restricted Extras para ter suporte a MP3, DVD, codecs de áudio e vídeo comuns, plugin Flash, Java, e fontes Microsoft TrueType Core:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Também instale os descompactadores apt-get install p7zip-full p7zip-rar lzma lzma-dev rar unrar-free p7zip ark ncompress

7. Instale o Grub Customizer para editar facilmente o GRUB 2:

sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer && sudo apt-get update && sudo apt-get install grub-customizer

Linux: O que fazer após instalar Ubuntu 16.04 LTS

8. Instale o UNetbootin para criar seus live USBs:

sudo apt-get install unetbootin

Linux: O que fazer após instalar Ubuntu 16.04 LTS

9. Instale GParted para editar as partições do seu HD, HD Externo e pendrive:

sudo apt-get install gparted

Linux: O que fazer após instalar Ubuntu 16.04 LTS

10. Instale o VLC, um player multimídia completíssimo:

sudo apt-get install vlc

Linux: O que fazer após instalar Ubuntu 16.04 LTS

Agora seu Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus está pronto p/ uso!

Linux: O que fazer após instalar Ubuntu 16.04 LTS
Publicado em Categorias LINUX